Cabelo Ruim?
SUGESTÕES DE ATIVIDADES DO LIVRO – PARA PROFESSORES
“Pensação”
A história foi legal, né?
Dá até vontade de pensar mais um pouco sobre tudo o que aconteceu com as meninas. Vamos lá?
As três meninas da história são bem diferentes, né? Vamos olhar os nossos coleguinhas da sala. Como eles são? O que tem de diferente em cada um?
Mas uma coisa as meninas tinham de igual. O que era mesmo? O cabelo! O seu cabelo e o dos coleguinhas são iguais? O que tem de diferente?
Na história, no primeiro dia de aula, alguém falou pra Tatá: “Mais uma de cabelo ruim na nossa sala!”. Você já ouviu alguém falar “cabelo ruim”? Por que a gente chama esse cabelo de ruim, hein?
“As pessoas acham nosso cabelo feio, esquisito, diferente e ponto. A gente também acha. É ou não é?” Essa frase foi falada pela Tatá. Você concorda com ela? O que você acha do seu cabelo?
Lembra quando a Ritinha entrou na sala com o cabelo solto e falou: “Meu cabelo não é bom nem ruim. Só é diferente...”. O que você achou do que ela disse?
Somos todos diferentes
De olhos vendados, vamos identificar os coleguinhas só pelo toque da mão! (Fazer uma grande roda e vendar as crianças para que descubram só pelo toque quem é o colega ao lado). Mostrar que somos todos diferentes, mas somos todos bonitos.
Autora
Neusa Baptista Pinto, é jornalista e desenvolve ações culturais e educacionais com o uso de seu livro “Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar” (TantaTinta, 2007), no qual se baseia este livrinho em quadrinhos. Neusa atua em produção cultural e participa de iniciativas de valorização da negritude e de combate à discriminação racial.