Cabelo Ruim?

Cabelo Ruim 3 edicao CAPA.jpg

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DO LIVRO – PARA PROFESSORES

 

“Pensação”

 

A história foi legal, né?

Dá até vontade de pensar mais um pouco sobre tudo o que aconteceu com as meninas. Vamos lá?

 

As três meninas da história são bem diferentes, né? Vamos olhar os nossos coleguinhas da sala. Como eles são? O que tem de diferente em cada um?

 

Mas uma coisa as meninas tinham de igual. O que era mesmo? O cabelo! O seu cabelo e o dos coleguinhas são iguais? O que tem de diferente?

 

Na história, no primeiro dia de aula, alguém falou pra Tatá: “Mais uma de cabelo ruim na nossa sala!”. Você já ouviu alguém falar “cabelo ruim”? Por que a gente chama esse cabelo de ruim, hein?

 

“As pessoas acham nosso cabelo feio, esquisito, diferente e ponto. A gente também acha. É ou não é?” Essa frase foi falada pela Tatá. Você concorda com ela? O que você acha do seu cabelo?

 

Lembra quando a Ritinha entrou na sala com o cabelo solto e falou: “Meu cabelo não é bom nem ruim. Só é diferente...”. O que você achou do que ela disse?

 

 

Somos todos diferentes

De olhos vendados, vamos identificar os coleguinhas só pelo toque da mão! (Fazer uma grande roda e vendar as crianças para que descubram só pelo toque quem é o colega ao lado). Mostrar que somos todos diferentes, mas somos todos bonitos.

Autora

Neusa Baptista Pinto, é jornalista e desenvolve ações culturais e educacionais com o uso de seu livro “Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar” (TantaTinta, 2007), no qual se baseia este livrinho em quadrinhos. Neusa atua em produção cultural e participa de iniciativas de valorização da negritude e de combate à discriminação racial.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 Editora TantaTinta Ltda.

Rua Nossa Senhora de Santana, 139

Edifício Acará - Sala 3 - Centro Sul

Cuiabá – Mato Grosso. CEP.: 78020-122
contato@tantatinta.com.br  

Telefone: (65) 3023-5714 / 5715

Desenvolvido por © Victor Hugo Machado dos Anjos